Programas
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Programa Residência Pedagógica
O Programa de Residência Pedagógica (RP) é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento do Estágio Curricular Supervisionado nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.
Atualmente o curso de Matemática do campus Concórdia está vinculado ao Projeto Institucional, tendo seu subprojeto em andamento e contemplando oito estudantes do curso como residentes bolsistas e dois como voluntários, num total de dez estudantes. As atividades se desenvolvem em uma escola campo da rede estadual de educação e possui uma professora preceptora do projeto na referida unidade escolar.
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(2024 – 2025) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID
O curso de Licenciatura em Matemática do IFC Campus Concórdia mantém a concessão de bolsas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado a CAPES.
Trata-se de uma política nacional de formação de professores que tem como objetivo a inserção do futuro professor ao cotidiano das escolas públicas da educação básica, de modo a aperfeiçoar a formação e contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira.
Atualmente, 24 estudantes bolsistas participam das ações do PIBID e estão nucleados em escolas parceiras de Concórdia, sob supervisão dos professores dessas instituições, além da coordenação de docentes da licenciatura.Para participar do PIBID, os estudantes precisam estar regularmente matriculados no curso, serem aprovados em processo seletivo realizado pelo IFC, possuírem bom desempenho acadêmico, disponibilidade de tempo para dedicar-se às atividades, entre outros critérios presentes no Edital do programa.
Quer saber mais?
Acesse: https://ensino.ifc.edu.br/programas-e-projetos-de-ensino/pibid/
Contatos:
matematica.concordia.grad@ifc.edu.br
sheila.assis@ifc.edu.br
flaviane.titon@ifc.edu.br
Projetos de Ensino
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Projeto Institucional de Formação de Professores do IFC – Iniciação à docência.
Coordenadora: Profa. Dra. Sheila C. de Assis.
Colaboradores: Profa. Eliane S. E. Paim e Prof. Me. Lindomar D. de Souza.
Estudantes bolsistas (8);
estudantes voluntários (1).
Natureza: ensino, pesquisa e extensão.
Projetos de Pesquisa
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Quem são os atuais estudantes de licenciatura? Um estudo desde o contexto dos cursos de Física e Matemática do IFC campus Concórdia.
Coordenadora: Profa. Dra. Flaviane Predebon Titon.
Participantes: Profa. Daniele Martini (colaboradora);
Acad. Natalia Ficagna (bolsista). -
Estudo da evasão escolar durante os dez primeiros anos do curso de Matemática Licenciatura do IFC – Campus Concórdia.
Coordenadora: Profa. Dra. Sheila C. de Assis.
Colaboradora: Profa. Me. Eliane S. E. Paim.
Estudantes volutários (3) – graduação e ensino médio. -
Índice de Desenvolvimento Socioeconômico dos Municípios Pertencentes à Região da AMAUC/SC: Evolução 2000-2010.
Coordenadores: Profa. Dra. Sheila C. de Assis e Prof. Dr. Alcione Talaska.
Estudantes voluntários (1). -
(2025) O Papel do Laboratório de Matemática como Espaço Formativo
Responsável: Professora Deise Nivia Reisdoefer Pereira
Colaboradores: Professora Flaviane Predebon Titon, estudante Patrícia Fernanda Bedin de souza BacchiEste projeto objetiva analisar as ações docentes bem como o processo de ensino e aprendizagem de Matemática na Educação Básica a partir de entrevistas com Egressos do curso de Licenciatura em Matemática, que tiveram contato com o Laboratório de Matemática durante sua formação. De natureza qualitativa, será uma pesquisa narrativa (Clandinin; Connelly, 2015) que prioriza a experiência e dá atenção ao espaço tridimensional, cujos termos são interação, continuidade e situação. O instrumento de coleta será uma entrevista e a organização dos resultados se dará a partir da construção de textos de campo e textos de pesquisa. Os sujeitos serão até 10 egressos do curso de Licenciatura em Matemática e que estejam atuando em sala de aula na Educação Básica. Espera-se obter indicativos da importância do Laboratório de Matemática como espaço formativo, de atividades de extensão e, ainda, como componente curricular do curso, bem como facilitador das experiências e relações estabelecidas naquele intervalo de tempo formativo.
Projetos de Extensão
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Cálculo Diferencial e Integral.
Coordenadora: Profa. Me. Daniele Martini.
Participante: Acad. Felipe Rodrigues P. de Oliveira.
Monitorias
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(2012 – atual) Laboratório de Ensino da Matemática – Um Espaço de Interação Enter o IFC e a Educação Básica
Responsável: Professora Deise Nivia Reisdoefer Pereira
Colaboradores: Professora Flaviane Predebon Titon, Profesosra Cintia Schneider, Alessandra Nitsche e estudantes do curso de Licenciatura em MatemáticaO Laboratório de Ensino da Matemática (LEM) do Instituto Federal Catarinense – Campus Concórdia é um espaço que visa integrar alunos, professores e a comunidade escolar em oficinas voltadas para o ensino e aprendizagem da Matemática. Desde sua criação em 2011, o LEM tem se destacado pelos seus recursos didáticos e tecnológicos, essenciais para o desenvolvimento de estratégias educativas inovadoras. O local é palco de realização do projeto LEM – Um espaço de interação entre o IFC e a comunidade desde 2013 que, não apenas promove a utilização do laboratório, mas também busca divulgar suas atividades e fortalecer o papel do instituto na educação regional. O objetivo central é criar, desenvolver e divulgar oficinas de Matemática para escolas de Educação Básica da região, além de proporcionar à comunidade externa uma visão das potencialidades do LEM. Este espaço não se limita a um ambiente físico, mas representa um elo entre a teoria acadêmica e a prática educacional, promovendo a interação entre diferentes agentes educativos. A justificativa para este projeto reside na importância de oferecer à comunidade um espaço como o LEM, que não apenas disponibiliza materiais didáticos diversificados, mas também incentiva o desenvolvimento de estratégias pedagógicas inovadoras. O envolvimento dos acadêmicos do curso de Matemática – Licenciatura no desenvolvimento do projeto prepara para desafios futuros na docência, e também contribue para a melhoria do ensino da Matemática na região. A fundamentação teórica do projeto destaca o papel da Matemática na formação cidadã, estimulando a criatividade, autonomia e capacidade de resolver problemas. Assim, outra dimensão almejada é promover, entre a comunidade regional, o curso de formação de professores oferecido no Campus, considerando a reconhecida escassez de profissionais qualificados na área em todos os níveis de ensino. A metodologia do projeto envolve a participação ativa dos acadêmicos na elaboração e desenvolvimento das oficinas, culminando na produção de material didático e na organização de visitas às escolas da região, ou mesmo as recebendo na instituição. Os objetivos gerais incluem o fortalecimento do LEM como um espaço catalisador em educação matemática, a promoção da integração entre ensino e extensão, e a criação de oportunidades para os acadêmicos se envolverem diretamente na prática educativa. Espera-se, com isso, consolidar o LEM como um agente de mudança no ensino e na aprendizagem da matemática, projetando o IFC como uma instituição comprometida com a melhoria contínua da educação. Em resumo, o projeto e o espaço do LEM não apenas fortalecem vínculos com a comunidade, mas também se consolidam como referência de ensino de Matemática e formação profissional na região, preparando futuros educadores e promovendo uma matemática mais inclusiva e participativa.