Grupo de Pesquisa em Educação Matemática – GPEMat

gpemat-recortado

Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2893998874109973

Informações sobre o Grupo:

O Grupo de Pesquisa em Educação Matemática – GPEMat é um grupo do Instituto Federal Catarinense, certificado pelo CNPq, que pretende, com suas ações, trabalhos e publicações, difundir o conhecimento produzido por seus pesquisadores.

Linhas de Pesquisa:

• Concepções em Educação Matemática
  • Didática e Prática de Ensino na Formação Inicial e Continuada de Professores de Matemática
  • Ensino de Matemática e suas Tecnologias

A logomarca do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática – GPEMat – remete a ideia da sequência de Fibonacci, uma sucessão infinita de números descrita no séc. XII pelo matemático italiano Leonardo Fibonacci. Tal sequência inicia em 0 e 1, e os números seguintes são sempre a soma dos dois números anteriores (1, 2, 3, 5, 8, 13, 21,…). Ao transformar estes números em quadrados e dispô-los de forma geométrica, é possível que seja traçada uma espiral perfeita. Na prática, a sequência é observada em diversos fenômenos da natureza, tais colimo, na concha de um caramujo, na disposição das sementes do girassol, no corpo humano (observe as espirais existentes na parte interna dos dedos), entre outros. A construção do conhecimento observa a mesma lógica da sequência de Fibonacci, quando entendemos que formamos novos conceitos sempre que somamos outros saberes àqueles dominados. Neste sentido, Fibonacci e sua teorização solidificam a missão de construção infinita de conhecimento do GPEMat.

A sequência de Fibonacci, embora tenha um ponto de partida, 0 e 1, carrega a ideia de infinito. Assim, mesmo que a seqüência proposta pelo cientista tenha um ponto de início, ela não tem um ponto final definido. O processo de pesquisa segue uma lógica similar, diretamente relacionada à escolha do método. Uma pesquisa pode partir do objeto particular e construir conceitos que são aplicados de forma geral ou, inversamente, poderá partir de um problema de dimensões gerais e concluir conceitos específicos e particulares. Neste caso, a sequência matemática que embasa a criação da logomarca é vista calcada nos conceitos estéticos que se relacionam, diretamente ou indiretamente, com o fazer cotidiano do GPEMat que é investigar a Educação Matemática partindo de problemas particulares ou gerais.

A cor da logomarca – azul – remete a cor dos cursos de Matemática – Licenciatura, historicamente instituída. No centro da Logomarca é perceptível uma fonte de luz. Este símbolo remete a capacidade de criação do GPEMat. Do grupo de pesquisas surgem novos conceitos e conhecimentos que são difundidos para a humanidade. Mesmo uma pequena fonte luminosa pode irradiar luz necessária para transformar o olhar de muitos sobre os objetos iluminados por ela.

Créditos pela criação da Logomarca

Adenilson Trindade (SPD IFC – Câmpus Concórdia)

Componentes do grupo:

Pesquisadores